Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

O dia num minuto: A demissão do ministro, as suspeitas de corrupção na TAP e os lucros de Lisboa

João Soares não resistiu à promessa de bofetadas a dois colunistas do Público e saiu do Governo. A compra da VEM motivou buscas da TAP e na Parpública. O crescimento das exportações está a abrandar.

João Soares - Cultura: O filho de Mário Soares foi o segundo mais recordado instantaneamente pelos inquiridos pela Aximage na semana passada e não é pelas melhores razões: 10,4% apontaram-no como o pior ministro do Executivo, batendo até o titular da pasta das Finanças no concurso da impopularidade. Deputado desde 1987, João Soares tem 66 anos e, entre outros cargos, já foi também eurodeputado e presidente da Câmara Municipal de Lisboa.
Negócios 08 de Abril de 2016 às 20:09
  • 4
  • ...

João Soares saiu ao fim de quatro meses. As "salutares bofetadas" prometidas por João Soares a Augusto M. Seabra e Vasco Pulido Valente, colunistas do público, custaram a João Soares o cargo de ministro da Cultura. O governante divulgou um comunicado ainda durante da manhã a tonar público o seu pedido de demissão. "Faço-o por razões que têm a ver com a minha profunda solidariedade com o Governo e o primeiro-ministro, e o seu projecto político de esquerda", escreveu João Soares no comunicado. "Demito-me também por razões que têm a ver com o meu respeito pelos valores da liberdade. Não aceito prescindir do direito à expressão da opinião e palavra". O primeiro-ministro anunciou, no Porto, que aceitou "naturalmente" a demissão de João Soares.

 

"Terrorista do chapéu" preso pela polícia belga. A imprensa belga avançou esta sexta-feira que deteve Mohamed Abrini, o alegado "terrorista do chapéu" que aparece nas imagens de vigilância do aeroporto de Zaventem na companhia dos bombistas suicidadas que perpetraram os ataques terroristas do passado dia 22 de Março. O indivíduo está alegadamente ligado também aos ataques terroristas de Paris de 13 de Novembro de 2015. As autoridades já confirmaram que foram feitas detenções de diversos alegados terroristas, mas não adiantaram detalhes sobre as identidades dos suspeitos.

Exportações crescem, mas pouco. As exportações portuguesas de bens avançaram 0,8% em Fevereiro face ao mesmo mês de 2015, depois de terem caído 2,4% no mês anterior. Uma evolução explicada pelo crescimento para os países da União Europeia (7,2%), que compensou a quebra (17,6%) no comércio para os restantes países. Os dados do INE mostram ainda que as importações aumentaram 5,3%, com o défice da balança comercial a agravar-se em 206 milhões de euros. O ministro da Economia comentou os dados. "Estes números obviamente que não nos podem satisfazer. É um crescimento face ao ano passado, mas é uma taxa de crescimento que é insatisfatória", afirmou aos jornalistas Manuel Caldeira Cabral.

TAP e Parpública alvo de buscas. A TAP e a Parpública foram alvo de buscas por parte da Polícia Judiciária esta sexta-feira, numa investigação do Departamento Central de Investigação e Acção Penal (DCIAP) que está relacionada com o negócio da aquisição da empresa brasileira de manutenção e engenharia VEM à Varig. Segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR), estão em causa suspeitas da prática de crimes de administração danosa, participação económica em negócio, tráfico de influência, burla qualificada, corrupção e branqueamento.

 

Câmara de Lisboa com lucros. A Câmara Municipal de Lisboa terminou 2015 com um resultado líquido de 193 milhões de euros, um aumento dos proveitos em 27,8% face ao ano anterior e uma redução do passivo em 1,7%, ou 20 milhões de euros. Números que levaram o vereador das Finanças a classificar as contas de 2015 como "as melhores em mais de uma década". João Paulo Saraiva destacou que a recuperação das contas municipais começou em 2007, ano em que o passivo total era de 1.952 milhões de euros, que compara com os 1.182 milhões registados no final do ano passado. O mesmo responsável assinalou que  Câmara de Lisboa paga a fornecedores a três dias e ainda devolve metade do IRS aos munícipes.

Parlamento aprova fim dos despejos para pagar dívidas. Quem tiver uma dívida ao Fisco deixará de ter a ameaça de ver a sua casa vendida. Foi com os votos favoráveis do partido de esquerda e a abstenção do CDS que o Parlamento aprovou em votação final global uma alteração à lei para impedir a venda de habitação permanente em processos de execução fiscal. No caso das habitações com valor patrimonial tributário até 574.323 euros, verá a casa penhorada, mas não vendida. A suspensão da penhora fica activa durante tanto tempo quanto o necessário para a família pagar a dívida. Nas habitações de valor superior a venda fica suspensa durante um ano. Para os fiscalistas ouvidos pelo Negócios, o propósito da alteração é meritório, mas são precisos alguns acertos técnicos para a lei ficar mais clara e facilitar a sua execução.

 

Verizon e Google na corrida à Yahoo. A lista de empresas interessadas em comprar a Yahoo não para de crescer. A empresa de telecomunicações norte-americana Verizon deverá apresentar uma proposta pelo negócio "core" da tecnológica, sendo que a Google também está a considerar entrar na corrida. Outros interessados, como a AT&T, a Comcast e a Microsoft, não deverão apresentar propostas, enquanto a editora Time Inc. e os fundos Bain Capital Partners e TPG ainda estão a ponderar entrar na corrida. A empresa liderada por Marissa Mayer alargou o prazo para as propostas serem entregues. A data limite era a 11 de Abril. Agora passou para dia 18.


Verizon e Google disputam Yahoo
A carregar o vídeo ...
A Verizon Communications está interessada no negócio "web" da Yahoo e deverá mesmo fazer uma proposta durante a próxima semana. A Google também está na corrida pela empresa de Marissa Mayer. A data limite para a apresentação de propostas preliminares é a 11 de Abril.

 

Onde ir no fim-de-semana. A maestrina Joana Carneiro dirige a ópera "A Flowering Tree" no CCB, os Stomp estão sábado no Coliseu do Porto. E a Festa da Francofonia acontece no Jardim da Estrela. É isto e muito mais.

 

Ver comentários
Saber mais João Soares TAP Polícia Judiciária Câmara Municipal de Lisboa Yahoo DCIAP Microsoft
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio