Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Múrcia pede mais de 500 milhões de euros ao Fundo de Liquidez

Presidente da região, Ramon Valcárcel Siso, não quer considerar este pedido um resgate mas sim uma forma de refinanciar a dívida.

Negócios 28 de Setembro de 2012 às 14:09
  • ...
A comunidade autónoma de Múrcia pediu ao Fundo de Liquidez das Autonomias (FLA) 527,93 milhões de euros dos quais, 237 milhões são para pagamento de dívidas e 290,9 milhões de euros são concedidos com base no PIB da comunidade, na alocação feita pelo governo, de acordo com o jornal “Expansion”.

Juan Bernal, ministro da Economia de Múrcia, afirmou que os cerca de 291 milhões de euros vão permitir que 2012 termine numa “normalidade financeira e situação de estabilidade”, explicando que esse dinheiro irá ajudar a “recuperar a tranquilidade e a normalidade nos pagamentos”.

São cinco as regiões que já enviaram o pedido de resgate ao FLA, sendo que Castela-La Mancha foi a última a avançar com um pedido de 848 milhões de euros, na passada quinta-feira.

Múrcia foi a segunda região, a seguir a Valência, a pedir ajuda e é a que regista um PIB mais baixo.

O Fundo de Liquidez das Autonomias ascende aos 18 mil milhões de euros e só devem começar a ser canalizados no final de Setembro. A adesão ao FLA envolve a análise periódica da economia, finanças, tesouraria, orçamento e operações financeiras sujeitas a aprovação do Tesouro.

As comunidades que necessitam da ajuda do FLA têm que cumprir algumas obrigações tais como remover os obstáculos ao mercado interno e, eliminar encargos administrativos para as empresas, segundo o jornal espanhol.

A totalidade dos pedidos ao FLA ascende aos 14,9 mil milhões de euros.

Ver comentários
Saber mais Espanah Múrcia fundo de liquidez
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio