Notícia
Moody’s pode cortar rating da Turquia para lixo
A agência de notação financeira está a avaliar a classificação da dívida soberana da Turquia e advertiu que poderá cortá-la para a categoria de investimento especulativo.
A Moody’s referiu esta noite que está a avaliar a notação da dívida soberana de longo prazo da Turquia, actualmente em Baa3 (último nível da categoria de investimento de qualidade), podendo reduzi-la para um patamar de "lixo" (investimento especulativo).
Segundo a agência, esta revisão do rating é motivada pela necessidade de avaliar o impacto de médio prazo, sobre a economia turca, da tentativa de golpe de Estado levada a cabo na passada sexta-feira, 15 de Julho.
Apesar de o golpe de Estado ter falhado, a Moody’s considera esta acção um reflexo de problemas políticos mais vastos, pelo que os riscos em matéria de qualidade creditícia continuam elevados.
Na sexta-feira, após cinco horas de confrontos, que se saldaram em 290 mortos entre revoltosos, civis e forças leais ao presidente Recep Erdogan - segundo o mais recente balanço do governo -, a acção dos golpistas falhou.
O controlo do país foi recuperado e agora está a ser feita uma "purga". O ministro da Justiça turco, Bekir Bozdag, disse no domingo que cerca de 6.000 pessoas foram detidas em "operações de limpeza" e antecipou que o número deveria subir. Entre os detidos encontram-se comandantes das Forças Armadas, juízes, procuradores e o adjunto militar do Presidente turco, Ali Yazici, que estava a trabalhar com Recep Erdogan desde Agosto passado.