Notícia
Montepio injeta 7,5 milhões em seguradora
Lusitânia Vida incumpria rácio de solvência em fevereiro, mas terá agora níveis de conforto "adequados", segundo o acionista.
A seguradora Lusitânia Vida recebeu uma injeção de 7,5 milhões de euros do seu acionista, a Associação Mutualista Montepio Geral, escreve nesta quarta-feira o Eco.
A operação ocorreu neste mês, após a turbulência nos mercados ter ditado perdas na carteira de investimentos da seguradora, incluindo a desvalorização de títulos de empresas russas. Em fevereiro, A Lusitânia incumpriu o rácio de capital de solvência fazendo soar alarmes no regulador, a Autoridade de Supervisão dos Seguros e Fundos de Pensões.
A injeção teve lugar através de um empréstimo obrigacionista subscrito na íntegra pelo Montepio, e teve como "finalidade o reforço dos fundos próprios [da Lusitânia Vida], de forma a aumentar a almofada financeira nas atuais condições de mercado, que evidenciam uma forte incerteza e elevada volatilidade", segundo adiantou fonte oficial do grupo ao Eco. O montante, assegurou, garante "rácios de conforto adequados".
A possibilidade de serem necessárias novas injeções de fundos não é descartada, dependendo da futura evolução dos mercados financeiros.