Notícia
Ministro Gomes da Silva «fez tentativa de pressão ilegítima na Media Capital»
A Alta Autoridade para a Comunicação Social (AACS) considera que as declarações do ministro dos Assuntos Parlamentares, Rui Gomes da Silva, sobre os comentários de Marcelo Rebelo de Sousa na TVI, «configuram uma tentativa de pressão ilegítima» sobre o gru
A Alta Autoridade para a Comunicação Social (AACS) considera que as declarações do ministro dos Assuntos Parlamentares, Rui Gomes da Silva, sobre os comentários de Marcelo Rebelo de Sousa na TVI, «configuram uma tentativa de pressão ilegítima» sobre o grupo que detém a TVI, a Media Capital, e «colidem com a independência» dos meios de comunicação social.
De acordo com a AACS «não se aplica a um comentário político – tal como a uma coluna de opinião num jornal – a exigência técnica e deontológica do contraditório», mencionou Artur Portela.
A AACS considera ainda que Pais do Amaral, presidente da Media Capital, interferiu na área de competência exclusiva da direcção de programação e informação da TVI ao reunir com Marcelo Rebelo de Sousa para discutir o tom dos seus comentários.
A polémica teve início em Outubro, com o ministro Gomes da Silva a acusar o comentador político «de destilar ódio ao primeiro-ministro e ao Governo», sentido-se revoltado com «mentiras e falsidades», solicitando a intervenção da Alta Autoridade no processo, em defesa do contraditório.
Depois de uma conversa com Paes do Amaral, Marcelo Rebelo de Sousa decidiu colocar um fim aos seus comentários televisivos na estação de Queluz.