Notícia
Metro ligeiro entre Algés e Falagueira arranca no próximo ano
O ministro das Obras Públicas, Carmona Rodrigues, vai avançar já em 2004 com o lançamento do concurso para a primeira fase do Metro Ligeiro de Superfície (MLS), segundo a proposta de Orçamento de Estado para o próximo ano.
Carmona Rodrigues vai avançar já em 2004 com o lançamento do concurso para a primeira fase do Metro Ligeiro de Superfície (MLS).
De acordo com a proposta de Orçamento do Estado para 2004, a empreitada para construção do metro de superfície da capital entre Algés e a Falagueira vai arrancar já no próximo ano.
Este empreendimento envolve um investimento estimado em cerca de 86 milhões de euros e será desenvolvido no âmbito do programa de parcerias público-privados delineado pelo Ministério das Obras Públicas para o sector dos transportes.
Este troço constitui a primeira fase de uma circular externa entre Algés, Falagueira, Odivelas e Loures, “permitindo fechar a malha das redes ferroviárias pesadas, uma maior coesão territorial entre as aglomerações do território da Área Metropolitana de Lisboa e aumentando as potencialidades de transferência modal do transporte individual para o transporte colectivo”.
No âmbito do Programa Especial de Obras Públicas, em Julho de 2002, o Governo incumbiu o Metropolitano de Lisboa e a Carris para apresentar este projecto, que será implementado “recorrendo à prestação, por concurso, de contribuições de entidades privadas”.