Notícia
Merkel reeleita presidente da CDU com 89,5% dos votos
A chanceler era a única candidata. A margem de aprovação fica aquém dos 96,7% recebidos há dois anos e, não sendo a menor do seu percurso, é a mais baixa desde que está à frente do governo federal alemão.
A chanceler alemã, Angela Merkel, foi reeleita pela nona vez presidente dos democratas cristãos (CDU) por 89,5% dos votos emitidos por pouco menos de mil delegados.
A votação, que teve lugar nesta terça-feira, 6 de Dezembro, no primeiro dia do congresso do partido que decorre em Essen, fica aquém dos 96,7% de votos favoráveis que recebeu há dois anos. Não sendo o registo mínimo, que ocorreu em 2004 quando recebeu o apoio de 88,4% dos delegados da CDU, então na oposição, esta é a mais baixa taxa de aprovação interna dos últimos 11 anos, ou seja, desde que Merkel está à frente do governo federal alemão.
Escreve a Reuters que a decisão de abrir as portas da Alemanha a cerca de um milhão de migrantes minou o apoio nalgumas bases partidárias. Angela Merkel está há 16 anos na presidência da CDU e será candidata a chanceler nas eleições agendadas para Setembro de 2017. Se continuar à frente dos destinos da Alemanha, igualará o recorde de longevidade do seu antecessor, Helmut Kohl.