Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Membro do BCE alerta para um aumento da inflação na Zona Euro

O membro da comissão executiva do Banco Central Europeu (BCE), Juergen Stark, afirmou hoje que o aumento dos preços das "commodities" e o "forte" crescimento na Ásia e nas economias emergentes poderá provocar um aumento da inflação na Zona Euro.

15 de Abril de 2010 às 16:36
  • 2
  • ...
O membro da comissão executiva do Banco Central Europeu (BCE), Juergen Stark, afirmou hoje que o aumento dos preços das “commodities” e o “forte” crescimento na Ásia e nas economias emergentes poderá provocar um aumento da inflação na Zona Euro.

“A recuperação económica “a diferentes ritmos”, com algumas regiões a crescerem mais depressa, enquanto que outras continuam fracas, pode exercer pressão para o aumento de preços”, disse Stark durante um discurso realizado hoje em Washington, citado pela Bloomberg.

Recentemente, o presidente da instituição europeia, Jean-Claude Trichet, afirmou que a previsão dos riscos de inflação para a zona euro “de modo geral é equilibrada”.

Os preços do petróleo aumentaram 74% no ano passado quando a economia mundial recuperava da recessão.

Stark disse ainda, que o “salto” da inflação na zona euro de 0,9% em Fevereiro para 1,5% em Março foi inesperado e que provavelmente foi induzido pelos preços da energia e dos alimentos.

“Enquanto não mudar a nossa previsão” a inflação na Europa vai continuar a um ritmo “moderado”, e “é importante perceber se a inflação de Março será temporária ou não”, referiu o executivo do Banco Central.

Stark afirmou que está particularmente preocupado com a deterioração das finanças públicas, “que requerem um forte empenho para a consolidação das finanças nos próximos anos”.

Os elevados défices governamentais e os níveis de dívida “poderão impulsionar as expectativas em relação à inflação e uma carga adicional na política monetária”.

O Banco Central espera que a economia dos16 países da zona euro cresça 0,8% este ano depois de uma contracção de 4,1% em 2009.

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio