Notícia
Lisboa é capital mais barata da UE
Lisboa é a capital mais barata no espaço da UE, e uma das mais acessíveis em termos de custo de vida no conjunto de 144 cidades analisadas num estudo elaborado pela consultora William Mercer, publicado hoje no «Diário Económico».
A capital portuguesa quedou-se no 118 posto entre as urbes mundais mais caras este ano. Só 26 cidades, de um total de 144, são mais baratas no custo de vida que a cidade portuguesa.
A análise mede os custos comparativos em mais de 200 artigos em qualquer das 144 cidades estudadas, incluindo despesas de habitação, alimentação, vestuário, artigos domésticos para o lar, transportes e lazer.
De acordo com a opinião da empresa de consultoria, os custos regulares do dia-a-dia nestas vertentes «são particularmente acessíveis em Espanha e Portugal».
Para além de Lisboa, as outras cidades comunitárias mais acessíveis são Madrid e Barcelona, sensivelmente mais caras que a capital portuguesa.
No espaço da União Europeia, Londres surge destacada com a metrópole mais cara, situando-se no 12º lugar das mais caras de todo o mundo.
As cidades mais caras da UE a seguir a Londres são Copenhaga, Paris, Milão e Viena. Fora da UE, as cidades mais caras são Moscovo e São Petersburgo.
As cidades mais baratas do mundo, incluídas neste estudo, são Blantyre, capital do Malawi, e Bangalore, na Índia.