Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Lisboa desvaloriza críticas de Estocolmo

O secretário de Estado dos Assuntos Europeus desvalorizou hoje em Bruxelas críticas do ministro dos Negócios Estrangeiros da Suécia à forma como João Vale de Almeida foi escolhido para ocupar o lugar de embaixador dos 27 em Washington "Essa questão está esclarecida" e "não gerou controvérsias", disse Pedro Lourtie.

22 de Fevereiro de 2010 às 16:59
  • 1
  • ...
O secretário de Estado dos Assuntos Europeus desvalorizou hoje em Bruxelas críticas do ministro dos Negócios Estrangeiros da Suécia à forma como João Vale de Almeida foi escolhido para ocupar o lugar de embaixador dos 27 em Washington. "Essa questão está esclarecida" e "não gerou controvérsias", disse Pedro Lourtie no final de uma reunião dos ministros dos Negócios Estrangeiros da União Europeia (UE).

O chefe da diplomacia sueca, Carl Bildt, escreveu na passada sexta feira uma carta, hoje tornada pública e posta a circular no encontro de Bruxelas, à Alta Representante para os Negócios Estrangeiros dos 27, Catherine Ashton, onde denunciava a falta de consulta entre os Estados-membros antes da escolha do alto funcionário europeu português, João Vale de Almeida, para o importante cargo de embaixador dos 27 na capital dos Estados Unidos.

"Ele é um funcionário muito competente da Comissão Europeia, não há dúvidas sobre isso, mas a decisão tomada em 2005 foi que a UE devia ter um representante de nível político, esse é realmente o problema", disse Bildt aos jornalistas. O chefe da diplomacia sueca recordou que antes de ser nomeado o anterior representante europeu, o ex-primeiro ministro irlandês John Bruton, "houve muitas consultas devido à importância das relações com os EUA".

Carl Bildt insistiu que o problema não é a pessoa em causa mas sim a falta de consultas entre os 27. Por seu lado, em declarações à imprensa Catherine Ashton assegurou hoje que a escolha de Vale de Almeida foi uma decisão que tomou devido à sua elevada competência.

O actual Director-geral das Relações Externas da Comissão Europeia, o português João Vale de Almeida, foi nomeado há uma semana como novo embaixador da União Europeia em Washington. O lugar é um dos mais importantes e sensíveis da nova estrutura das relações externas da UE que está a ser montada desde a entrada em vigor do Tratado de Lisboa há pouco mais de dois meses.

João Vale de Almeida, um alto funcionário do executivo comunitário, tem 53 anos e antes de assumir o lugar de Director-geral das Relações Externas da Comissão Europeia foi chefe de gabinete do presidente desta instituição, José Manuel Durão Barroso. Vale de Almeida irá substituir o ex-primeiro ministro irlandês John Bruton, que terminou o seu mandato como chefe da delegação da UE em Washington no final do ano passado.

"Nós ficámos muito satisfeitos por ser um português com competências reconhecidas a ser o escolhido" para o cargo, concluiu Pedro Lourtie.
Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio