Notícia
João Galamba diz que “dificilmente” haverá aumentos na Função Pública no próximo ano
Em entrevista à TSF, o deputado do PS defendeu que, se for possível, deve haver aumentos na Função Pública em 2019. No entanto, acredita que "dificilmente" acontecerá.
João Galamba, deputado do Partido Socialista, considera que a Função Pública "dificilmente" terá aumentos salariais no próximo ano. No entanto, se for possível, "esses aumentos devem existir", defendeu em entrevista à TSF.
O porta-voz do PS refere que os aumentos "é algo que terá de ser avaliado" tendo em conta a evolução da economia portuguesa. "Mas temos de perceber que 2016 foi o ano do fim dos cortes salariais na Função Pública e também teve impacto em 2017, 2018 e 2019 serão anos em que o descongelamento das carreiras irá produzir efeito", explicou.
Tendo em conta este cenário, acrescenta, "diria que dificilmente poderá haver em cima disto aumentos salariais em 2019. Mas é uma questão de se avaliar, fazer as contas e ver se é ou não possível. Se for possível, esses aumentos devem existir", afirmou, em declarações à TSF.
João Galamba antecipa que os funcionários do Estado "compreenderão" que muito já foi feito e que não é possível colocar em risco os passos que foram dados. "É melhor que sejam passos curtos e mais lentos do que acelerados e depois tenha de se voltar atrás", resumiu, em declarações proferidas no programa A Vida do Dinheiro.
Na mesma entrevista, o deputado socialista elogiou o crescimento da economia portuguesa que, contrariamente ao que se tem dito, não se resume ao turismo. João Galamba refere a evolução da indústria e das exportações e a melhoria ao nível do emprego para salientar que a evolução é "sustentável".