Notícia
Japão e EUA ganham o maior número de milionários. Brexit trama britânicos
A nível mundial, os adultos com um património acima de um milhão de dólares aumentaram em 2% este ano. Há 32,93 milhões de milionários no mundo.
O Japão e os EUA foram os maiores viveiros de milionários este ano. No país asiático, o número de adultos com mais de um milhão de dólares de património cresceu 738 mil este ano para 2,8 milhões de milionários, segundo um estudo divulgado esta terça-feira pelo Credit Suisse. Já nos EUA, há mais 283 mil milionários. O número de americanos com uma riqueza acima do milhão de dólares é agora de mais de 13,5 milhões.
No Global Wealth Report, o Credit Suisse constata "que o Japão reverteu a tendência dos anos recentes". No entanto, o crescimento de milionários nessa economia é justificado principalmente pela apreciação de 19% do iene face ao dólar desde meados do ano passado. Já para os EUA, o banco refere que apesar da subida no número de milionários, o crescimento "é menor que a subida típica desde a crise financeira".
E se Japão e EUA ganham milionários, o Reino Unido perde. O número de adultos com um património acima de um milhão de dólares caiu 406 mil, o equivalente a 15%, para 2,22 milhões. Isto devido aos efeitos do Brexit na libra. Também na Suíça e na China o número de milionários teve quebras, de 58 mil e 43 mil, respectivamente.
A nível global, em termos líquidos, o número de milionários cresceu 596 mil este ano, o equivalente a 2%. Há 32,93 milhões de pessoas com mais de um milhão de dólares em património.