Notícia
Américo Amorim é o mais rico e está mais rico
Família Mello entra no top três e destrona um dos maiores milionários de Portugal. A mulher mais rica do país subiu no “ranking”.
Os ricos estão ainda mais ricos. As 25 maiores fortunas da lista da revista Exame valem 15 mil milhões de euros, mais 2% do que em 2015, o equivalente a 8,3% do PIB. O líder do "ranking" é um exemplo desse aumento de riqueza.
Américo Amorim é o homem mais rico de Portugal pelo quarto ano consecutivo, com uma fortuna avaliada em 3.071 milhões de euros, mais 24% do que em 2015. Um crescimento que em muito se deve ao desempenho das acções da Galp, que somam 12,8% no período considerado pela Exame.
A diferença entre o "rei da cortiça" e o segundo mais rico está a crescer e chega quase aos mil milhões. Mesmo com Alexandre Soares dos Santos a enriquecer 315 milhões em 2016, com um património que chega aos 2.078 milhões. Mais uma vez a bolsa foi determinante, com as acções da Jerónimo Martins a ganharem 17,4%.
Um novo terceiro lugar
A grande novidade da lista de 2016 está na entrada da família Guimarães de Mello para o terceiro lugar. Negócios como a Brisa, a CUF ou a José de Mello Saúde garantem aos Mello uma fortuna avaliada em 1.285 milhões de euros, mais 8% do que no ano anterior.
As primeiras três fortunas totalizam cerca de 6,5 mil milhões, o equivalente a 43,3% do total das 25 maiores, o que atesta a concentração de riqueza neste grupo.
A ascensão da família Guimarães de Mello à terceira posição deve-se ainda à desvalorização do património de Belmiro de Azevedo, que fica este ano no quarto lugar. O principal dono do império Sonae tem uma fortuna avaliada em 1.150 milhões de euros, menos 17% do que no ano anterior, devido à evolução desfavorável das empresas do grupo em bolsa. Belmiro já foi o homem mais rico de Portugal – foi destronado por Américo Amorim em 2008.
Os lugares seguintes da lista são idênticos aos de 2015. António da Silva Rodrigues, da Simoldes, está na quinta posição. A família Alves dos Reis, cuja fortuna aumentou de forma significativa no último ano, surge em sexto lugar. Fernando Campos Nunes, da Visabeira, é sétimo.
A mulher mais rica de Portugal
A única mulher do "top 10" é Maria Isabel dos Santos, que aparece na oitava posição, ganhando um lugar em relação a 2015. É dona de uma fortuna avaliada em 545,5 milhões de euros, que vem da participação de 12,5% na Sociedade Francisco Manuel dos Santos, a principal accionista da Jerónimo Martins. Tal como Fernando Figueiredo dos Santos, o nono classificado.
A lista fecha com Dionísio Pestana, que desce da oitava para a décima posição, com o património a baixar para os 480 milhões.
A Exame explica que para a realização da lista dos mais ricos foi usada informação disponível em relatórios e contas, entrevistas a gestores, sites das empresas e do mercado, aplicando-se diversos critérios de avaliação, conforme as empresas. Para as cotadas foram considerados os preços das acções a 20 de Junho de 2016.