Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Américo Amorim é o mais rico e está mais rico

Família Mello entra no top três e destrona um dos maiores milionários de Portugal. A mulher mais rica do país subiu no “ranking”.

27 de Julho de 2016 às 20:00
  • ...

Os ricos estão ainda mais ricos. As 25 maiores fortunas da lista da revista Exame valem 15 mil milhões de euros, mais 2% do que em 2015, o equivalente a 8,3% do PIB. O líder do "ranking" é um exemplo desse aumento de riqueza.

 

Américo Amorim é o homem mais rico de Portugal pelo quarto ano consecutivo, com uma fortuna avaliada em 3.071 milhões de euros, mais 24% do que em 2015. Um crescimento que em muito se deve ao desempenho das acções da Galp, que somam 12,8% no período considerado pela Exame.

 

A diferença entre o "rei da cortiça" e o segundo mais rico está a crescer e chega quase aos mil milhões. Mesmo com Alexandre Soares dos Santos a enriquecer 315 milhões em 2016, com um património que chega aos 2.078 milhões. Mais uma vez a bolsa foi determinante, com as acções da Jerónimo Martins a ganharem 17,4%.

 

Um novo terceiro lugar

 

A grande novidade da lista de 2016 está na entrada da família Guimarães de Mello para o terceiro lugar. Negócios como a Brisa, a CUF ou a José de Mello Saúde garantem aos Mello uma fortuna avaliada em 1.285 milhões de euros, mais 8% do que no ano anterior.

 

As primeiras três fortunas totalizam cerca de 6,5 mil milhões, o equivalente a 43,3% do total das 25 maiores, o que atesta a concentração de riqueza neste grupo.

 

A ascensão da família Guimarães de Mello à terceira posição deve-se ainda à desvalorização do património de Belmiro de Azevedo, que fica este ano no quarto lugar. O principal dono do império Sonae tem uma fortuna avaliada em 1.150 milhões de euros, menos 17% do que no ano anterior, devido à evolução desfavorável das empresas do grupo em bolsa. Belmiro já foi o homem mais rico de Portugal – foi destronado por Américo Amorim em 2008.

 

Os lugares seguintes da lista são idênticos aos de 2015. António da Silva Rodrigues, da Simoldes, está na quinta posição. A família Alves dos Reis, cuja fortuna aumentou de forma significativa no último ano, surge em sexto lugar. Fernando Campos Nunes, da Visabeira, é sétimo.

 

A mulher mais rica de Portugal

 

A única mulher do "top 10" é Maria Isabel dos Santos, que aparece na oitava posição, ganhando um lugar em relação a 2015. É dona de uma fortuna avaliada em 545,5 milhões de euros, que vem da participação de 12,5% na Sociedade Francisco Manuel dos Santos, a principal accionista da Jerónimo Martins. Tal como Fernando Figueiredo dos Santos, o nono classificado.

 

A lista fecha com Dionísio Pestana, que desce da oitava para a décima posição, com o património a baixar para os 480 milhões.

 

A Exame explica que para a realização da lista dos mais ricos foi usada informação disponível em relatórios e contas, entrevistas a gestores, sites das empresas e do mercado, aplicando-se diversos critérios de avaliação, conforme as empresas. Para as cotadas foram considerados os preços das acções a 20 de Junho de 2016.
Ver comentários
Saber mais Mais Ricos Américo Amorim Alexandre Soares dos Santos Vasco de Mello Belmiro de Azevedo António da Silva Rodrigues Alves Ribeiro Fernando Campos Nunes Maria Isabel dos Santos Fernando Figueiredo dos Santos Dionísio Pestana
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio