Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Itália à beira da crise política

Mario Draghi recuou na decisão de se dirigir esta noite ao Palácio do Quirinale, depois de três partidos da sua coligação terem recusado participar numa votação de confiança ao primeiro-ministro. A crise política adiada na semana passada pode estar novamente à beira de acontecer.

Lusa/EPA
  • 2
  • ...

Três partidos italianos – a Liga, Forza Italia e Movimento Cinco Estrelas – decidiram não participar num voto de confiança ao primeiro-ministro, indicando vontade de quebrar a coligação de unidade nacional liderada por Mario Draghi.

Esta quarta-feira, o primeiro-ministro fez um discurso no parlamento em que disse estar disponível para se manter no cargo, desde que os parceiros de coligação garantissem "sincero e concreto apoio". Mas Draghi - que já na semana passada tinha anunciado que se queria demitir, exatamente por não ter contado com o apoio de parte da coligação – viu o seu desejo frustrado. Desta vez não foi só o Movimento Cinco Estrelas, mas também a Liga, de Matteo Salvini, e o Forza Itália, de Berlusconi, que vieram afirmar que não iriam votar na moção de confiança ao primeiro-ministro, alegando que Draghi não conseguiu dar resposta às questões que preocupam os italianos.

Ainda assim, a moção passou, com 95 votos de confiança no primeiro-ministro e 38 contra.

Ainda antes da votação decorrer, e tendo tido conhecimento do boicote dos três partidos, Draghi deixa a sala do Senado. Questionado sobre se se ia dirigir ao Palácio do Quirinale, o ainda líder do governo opta por uma piada evasiva: "Por agora vou apanhar o elevador".

De acordo com os jornais italianos, o primeiro-ministro começou por regressar à residência, o Palazzo Chigi, saindo momentos depois para o palácio presidencial. Contudo, pouco depois recuou na decisão. O primeiro-ministro italiano deverá regressar ao parlamento italiano está quinta-feira, pelas 09h00 locais. 

Caso decida apresentar demissão e esta seja aceite por Sergio Mattarella, será necessário convocar eleições antecipadas, abrindo-se a porta para uma crise política.

Notícia atualizada às 08h29

Ver comentários
Saber mais Forza Italia Movimento Cinco Estrelas partidos e movimentos política
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio