Notícia
Inflação em Outubro na Zona Euro sobe para 0,1%
O Eurostat reviu em alta a primeira estimativa, divulgada há 15 dias, que apontava para a estagnação homóloga de preços. Em Setembro, os preços caíram 0,1%.
Vegetais, frutas e restaurantes puxaram os preços da Zona Euro para terreno positivo. A inflação em Outubro ficou em 0,1%, mais baixa do que os 0,4% de há um ano, mas uma subida face aos -0,1% de Setembro. O valor foi divulgado segunda-feira, 16 de Outubro pelo Eurostat, o gabinete de estatísticas da União Europeia (UE), e revê em alta a primeira estimativa divulgada no final de Setembro. A inflação na União Europeia também subiu de -0,1% para 0%.
Portugal registou a terceira inflação mais elevada da Zona Euro (0,7%), atrás de Malta (1,2%) e Bélgica (1,6%) – estes dois países têm mesmo o registo mais elevado de toda a União Europeia. O país com a taxa de inflação mais negativa também é da Zona Euro: Chipre, com -1,8%. Seguem-se Roménia (-1,4%) e Bulgária (-1,2%). Eslovénia e Espanha, novamente na Zona Euro, também registam valores negativos significativos: -1,1% e -0,9%, respectivamente.
Segundo o Eurostat, vegetais, frutas e restaurantes puxaram pelos preços da Zona Euro, enquanto os combustíveis continuaram a oferecer contributos negativos.
"Os impactos positivos à inflação homóloga da Zona Euro chegou dos vegetais (0,14 pontos percentuais), restaurantes (+0,1 pontos percentuais) e frutas (0,07 pontos percentuais), enquanto os combustíveis e transportes (-0,68 pontos percentuais), o combustível de aquecimento (-0,22 pontos percentuais) e os o gás (-0,09 pontos percentuais) tiverem os principais impactos negativos", lê-se na nota
divulgada à imprensa pelo Eurostat.
A evolução da inflação na Zona Euro é um dos principais indicadores a condicionar as decisões de política monetária do Banco Central Europeu que tem como missão garantir, no médio prazo, uma inflação próxima, mas abaixo de 2%.