Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

INE: Número de edifícios licenciados fixa mínimo de uma década no terceiro trimestre

O número de edifícios licenciados no terceiro trimestre sofreu uma quebra superior a 10% no ano que terminou a 30 de Setembro. Já o número de edifícios concluídos cresceu em termos homólogos.

14 de Dezembro de 2011 às 12:46
  • ...
A emissão de licenças para construção de edifícios caiu 10,6% face ao terceiro trimestre do ano passado para 6,1 mil edifícios, enquanto a conclusão da construção de edifícios cresceu 9,1% para 7,4 mil edifícios construídos, reporta o Instituto Nacional de Estatística (INE) em comunicado divulgado esta manhã.

“Do total de edifícios licenciados, 61% correspondem a construções novas e, destas, 74,9% destinam-se a habitação familiar”, salienta o INE. O número de construções novas licenciadas caiu 8% em relação ao segundo trimestre e as construções novas concluídas registaram um decréscimo de 16,3% face ao trimestre anterior.

O número de fogos licenciados para habitação familiar caiu sofreu uma queda homóloga de 27,7%, enquanto os fogos concluídos declinaram 2,3%.

A duração média prevista de novas construções para habitação familiar é de 21 meses, segundo o INE, sendo o período médio de execução de 28 meses, refere o relatório. As regiões do Norte e do Algarve são as que apresentaram uma duração média mais elevada.

“A maioria das regiões apresenta uma preponderância de fogos licenciados em moradias, com excepção da região do Algarve”, onde 53,4% dos fogos licenciados são em construções novas para habitação familiar em edifícios de apartamentos, diz também o INE.

Ver comentários
Saber mais construção habitação familiar Portugal
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio