Notícia
Indicador de inflação preferido da Fed cai para 2,5% em junho
O PCE, que permite medir a inflação na ótica da despesa do consumidores, é visto como o indicador favorito da Fed norte-americana, que se vai reunir na próxima semana para decidir o futuro da política monetária.
O índice de preços nas despesas de consumo das famílias (PCE, na sigla em inglês) nos EUA caiu para os 2,5% em junho, depois de se ter fixado nos 2,6% no mês anterior. Esta métrica é conhecida como o indicador favorito da Reserva Federal (Fed) norte-americana para medir a inflação.
O recuo no PCE alimenta as expetativas de um corte de juros já em setembro por parte do banco central dos EUA, ao aproximar-se da meta de 2% definida pela Fed. Em termos de variação mensal, a subida foi de 0,1% e ficou em linha com as previsões do mercado.
A inflação subjacente, que exclui as alterações nos preços da energia e dos alimentos, registou um crescimento mensal de 0,2% e de 2,6% em termos homólogos, ambos em linha com as expetativas.
O PCE, que permite medir a inflação na ótica da despesa do consumidores, é visto como o indicador favorito da Fed norte-americana, que se vai reunir na próxima semana para decidir o futuro da política monetária. A expectativa do mercado é que as taxas de juro se mantenham inalteradas no intervalo entre 5,25% e 5,5%.