Notícia
Governo trava subida de preços da electricidade
O Governo vai utilizar o fundo de correcção de hidraulicidade para amortecer os aumentos do preço da electricidade. Esta medida tem impacto para os clientes industriais já a partir de Julho e, na prática, permitirá anular a subida das tarifas para estes c
O Governo vai utilizar o fundo de correcção de hidraulicidade para amortecer os aumentos do preço da electricidade. Esta medida tem impacto para os clientes industriais já a partir de Julho e, na prática, permitirá anular a subida das tarifas para estes clientes, que já tinha sido fixada pela ERSE e que rondava os 4%.
O anúncio desta medida de curto prazo foi feito hoje pelo Ministro da Economia, Manuel Pinho, para fazer face a uma situação do sector energético que descreveu como muito séria na sequência do aumento dos preços dos combustíveis e dos efeitos da seca nos preços da electricidade.
A semana passada, a ERSE determinou novos aumentos dos preços médios, para os clientes industriais, na ordem de 3,8% para clientes em muito alta e alta tensão e de 2,5% para clientes em média tensão, face ao segundo trimestre deste ano.
Segundo Manuel Pinho, a utilização deste fundo terá um impacto positivo nas tarifas dos clientes industriais de 3 a 5%.
No caso dos clientes domésticos, que só ririam sentir o aumento de preços a partir do próximo ano, a iniciativa permitirá também amortecer as subidas de preço esperadas em 2006.