Notícia
Governo aumenta hoje imposto petrolífero
O Governo fez publicar hoje a portaria que fixa o aumento do imposto sobre os produtos petrolíferos (ISP) previsto para este ano de 2,1%. Com esta medida, o preço da gasolina e do gasóleo irá aumentar novamente, provavelmente já amanhã, por causa da reper
O Governo fez publicar hoje a portaria que fixa o aumento do imposto sobre os produtos petrolíferos (ISP) previsto para este ano de 2,1%. Com esta medida, o preço da gasolina e do gasóleo irá aumentar novamente, provavelmente já amanhã, por causa da repercussão desta subida do ISP no preço final por parte das petrolíferas. Este é o primeiro aumento de impostos desde que o Governo anunciou medidas de combate ao défice.
Este aumento da carga fiscal, que representa mais 0,8 cêntimos no gasóleo e 1,2 cêntimos por litro na gasolina, vai apanhar os automobilistas no fim de semana prolongado por causa do feriado do 10 de Junho, potenciando o crescimento da receita fiscal.
ISP e subida do preço dão aumentos acumulados de três cêntimos no gasóleo e 2,7 cêntimos na gasolina
Esta subida do imposto, que já tinha sido anunciada, mas para a qual ainda não havia data, surge no mesmo dia em que a Galp, a maior petrolífera do mercado com mais de 40% do retalho, ter aumentado os preços por causa da subida dos combustíveis no mercado internacional.
Hoje a petrolífera recomendou um aumento de 2,2 cêntimos por litro para o gasóleo, que passa para 0,906 euros por litro, e uma subida de 1,5 cêntimos para a gasolina sem chumbo de 95 octanas que passa para 1,114 euros por litro.
Com a repercussão da subida do imposto no preço final, que as companhias já admitiram que vão fazer, e o provável acompanhamento dos aumentos da Galp por parte das outras petrolíferas, os automobilistas podem enfrentar a partir já de amanhã aumentos acumulados de três cêntimos no gasóleo e de 2,7 cêntimos por litro de gasolina.
Aumentos acumulados de quase cinco cêntimos com subida do IVA
Mas o aumento dos combustíveis pela via fiscal não vai ficar por aqui. A partir de 1 de Julho, com a subida do IVA de 19% para 21%, e partindo do pressuposto de que se mantém o actual preço sem impostos dos combustíveis haverá novos aumentos da ordem dos 1,8 cêntimos por litro no gasóleo e de 2,2 cêntimos por litro na gasolina.
No total, e contando com o agravamento de preços anunciado hoje pela Galp, com a subida de 2,1% do imposto, e o aumento do IVA de 19% para 21% a partir do próximo mês, o gasóleo vai custar a partir de Julho mais 4,8 cêntimos por litro do que ontem. Na gasolina, os aumentos acumulados dão mais 4,9 cêntimos por litro.