Notícia
Funcionários públicos vão ter cortes salariais em meses diferentes
Ministério das Finanças explica que alguns funcionários públicos terão cortes salariais em Setembro. Noutros casos, as reduções só serão aplicadas em Outubro. Tudo depende da data de processamento.
Alguns funcionários públicos terão cortes salariais este mês. Outros vão receber o salário por inteiro em Setembro e sentir cortes mais acentuados em Outubro. O diploma que reintroduz cortes salariais entra em vigor amanhã, mas há serviços que já processaram os salários, explicou em resposta ao Negócios o Ministério das Finanças.
"As novas regras serão agora implementadas pelos vários serviços responsáveis pelos processamentos de salários da Função Pública. Devido à enorme complexidade processual alguns funcionários terão o acerto relativo às novas alterações refletidos já no mês de Setembro enquanto outros, cujos processamentos foram já concluídos, verão a sua situação corrigida no mês de Outubro", disse fonte oficial do ministério das Finanças.
O Governo não explicou quais os serviços que aplicam os cortes em Setembro e quais o farão em Outubro.
O diploma publicado esta sexta-feira, dia 12 de Setembro, em Diário da República determina cortes entre 3,5% e 10% para salários brutos superiores a 1.500 euros, semelhantes aos que foram aplicados entre 2011 e 2013.
O Governo decidiu que os cortes entram em vigor no dia seguinte ao da publicação do diploma de forma a acelerar os efeitos de uma medida que gera poupanças orçamentais.