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Finanças lideram críticas e sugestões para o Simplex 2016
Tempos de espera elevados, resposta demorada dos serviços, demasiados portais e senhas no relacionamento com o Estado. O Governo apresentou o balanço de críticas e sugestões recebidas antes de avançar com o novo Simplex, que será conhecido a 20 de Maio.
O Ministério das Finanças foi o que mais críticas e sugestões recebeu no âmbito da volta Simplex, que levou a secretária de Estado Adjunta e da Modernização Administrativa, Graça Fonseca, num périplo pelas capitais de distrito do país em encontros com associações empresariais e cidadãos em geral.
O objectivo era recolher contributos e sugestões que permitissem ter uma noção sobre os pontos críticos e as maiores dificuldades encontradas pelos cidadãos e empresas nos seus contactos com os serviços públicos. Sugestões que deverão ser agora tidas em conta na elaboração do novo Simplex, já anunciado pelo Executivo e que adiantou esta quarta-feira, 20 de Abril, Maria Manuel Leitão Marques (na foto, ao lado de Graça Fonseca), será conhecido dentro de um mês.
As Finanças receberam um total de 290 sugestões, muito acima do segundo no "ranking", a Justiça (que recebeu 158), e do terceiro, o Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social (156). O Ministério da Presidência de Modernização Administrativa reúne também um número elevado – 259 –, mas porque foram aí incluídas todas as sugestões e participações relacionadas com áreas transversais a toda a administração pública, como lojas e espaços do cidadão, atendimento ou duplicação de pedidos de informação por diferentes sectores do Estado.
Os ministérios menos visados foram a Defesa Nacional (9), a Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (13) e o Mar (20)
"O número de participações por ministério não corresponde necessariamente a uma menor eficiência dos respectivos serviços públicos", sublinham as conclusões do balanço agora divulgadas. "Exemplo disso é o caso das Finanças, em que a maioria dos cidadãos considera a informação digital disponível de qualidade, sugerindo contudo novas funcionalidades".
Muito tempo de espera nos serviços públicos
A morosidade continua a ser a crítica mais apontada aos serviços públicos. As pessoas queixam-se de tempos de espera e atendimento elevados e, sem que seja propriamente surpresa, de demora na decisão e resposta desses mesmos serviços. As Finanças, a Segurança Social e o Balcão 2020 (fundos comunitários) foram aqui os mais destacados.
Outras críticas: a falta de aconselhamento e apoio na resolução de problemas, complexidade de formulários e instruções e na própria utilização dos serviços on-line, que se têm multiplicado nos últimos anos, mas aos quais uma boa parte da população ainda não acede.
Apesar de, para todos os efeitos estar já em vigor o princípio "uma única vez" segundo o qual a administração pública não deve pedir aos cidadãos informação de que já disponha, as pessoas continuam a queixar-se de pedidos de informação em duplicado. Graça Fonseca sublinha que esta será uma das questões a abordar já no Simplex 2016.
Quanto à generalidade das sugestões recebidas, estão agora a ser avaliadas pelo Governo. "Há medidas que exigem um planeamento mais cuidadoso e ficarão concluídas até maio de 2017. Há sugestões interessantes, mas que dependem da colaboração entre ministérios, por isso exigirão mais tempo. Ou porque o investimento necessário não pode ser feito este ano", explicou Maria Manuel Leitão Marques. "O que quisemos sempre foi ter um compromisso público de prestação de contas e de transparência, ou seja, quando estará concluída a medida e se foi efectivamente cumprida", sublinhou.
Sector privado chamado a participar
O simplex 2016 "vai ter resposta para os vários problemas e vamos procurar que inclua medidas que vão para além do sector público, que inclua outras entidades da administração regional e local, e também passa por envolver as entidades privadas, que é um esforço que o Estado também deve promover", adiantou a secretaria de Estado Graça Fonseca.
Exemplos poderão ser empresas de serviços, como as de água ou luz, às quais poderá ser alargado o princípio uma só vez, por forma a evitar a duplicaçãoo de procedimentos.
As sugestões dos funcionários públicos
Na área da AT muitos funcionários enviaram sugestões, revelou Maria Manuel Leitão Marques, durante a apresentação do relatório das conclusões da volta Simplex. Uma delas passa pela possibilidade de dispensar a entrega da declaração de IRS por parte de pensionistas e substituí-la por uma declaração oficiosa.
Propostas apresentadas:
- Unificar bases de dados entre organismos públicos de modo a evitar a multiplicação de contactos e a disparidade de dados;
- Dispensar a entrega de declaração de IRS por pensionistas, através da existência de uma declaração oficiosa de IRS;
- Transformar o pedido do Registo Criminal aos trabalhadores em funções públicas, principalmente do Ministério da Educação, num procedimento interno da Administração Pública;
- Simplificar a linguagem na elaboração da legislação, para que a mesma seja acessível à maioria dos cidadãos;
- Uniformizar, simplificar e desmaterializar os impressos e formulários solicitados, dentro e fora da administração pública;
- Criar um sítio único onde constem todas as declarações de um cidadão.