Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Fed diz que economia enfraqueceu em todas as regiões do país

A economia norte-americana enfraqueceu em todo o território dos EUA desde meados de Outubro, à medida que foi ficando mais difícil obter empréstimos e que os pedidos de crédito diminuíram, salientou a Reserva Federal na sua análise económica regional.

03 de Dezembro de 2008 às 19:32
  • ...
A economia norte-americana enfraqueceu em todo o território dos EUA desde meados de Outubro, à medida que foi ficando mais difícil obter empréstimos e que os pedidos de crédito diminuíram, salientou a Reserva Federal na sua análise económica regional.

As vendas no retalho, os gastos no turismo e a actividade industrial registaram contracções na maioria das regiões, os mercados habitacionais têm estado “débeis” e o imobiliário comercial “enfraqueceu amplamente”, referiu hoje a Fed no seu "Livro Beige", publicado duas semanas antes de o banco central se reunir em Washington para definir o nível das taxas de juro.

O relatório salienta o cenário de queda que levou os analistas do Goldman Sachs e do Morgan Stanley a preverem uma contracção da economia em cerca de 5% neste trimestre.

O presidente da Fed, Ben Bernanke, bem como os restantes membros do Conference Board, poderão decidir-se por uma nova redução dos juros na reunião de 15 e 16 de Dezembro, sublinha a Bloomberg. Ainda assim, Bernanke já sugeriu que tem pouco espaço para novas reduções de juros.

A Fed de Nova Iorque salientou que a sua economia regional registou uma “substancial deterioração” desde o último relatório, divulgado em meados de Outubro. A Fed de São Francisco, que supervisiona o maior distrito do país, referiu que a actividade empresarial “enfraqueceu de forma expressiva” e a Fed de Chicago realçou a sua preocupação em relação à “potencial duração deste período de retracção económica”.

“A actividade económica global enfraqueceu, desde meados de Outubro, em todos os distritos supervisionados pela Reserva Federal”, diz o Livro Beige.

As pressões inflacionistas atenuaram devido à queda dos preços das matérias-primas, ao passo que as pressões salariais foram “grandemente suavizadas”, segundo o relatório hoje divulgado.

Mas há pontos positivos. Os campos agrícolas tiveram uma “colheita relativamente boa” e tem havido procura de mão-de-obra qualificada nalguns lugares, frisou a Reserva Federal. Algumas empresas têm conseguido beneficiar desta fragilidade económica, com os distritos de Minneapolis e de Dallas a reportarem “uma crescente procura de serviços ligados a falências”.

O relatório hoje divulgado foi preparado pela Fed de Minneapolis, com base na informação recolhida até 24 de Novembro.

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio