Notícia
Estimativa: BCE reduz taxa de juro para 4,5%
O Banco Central Europeu (BCE) deverá baixar amanhã a taxa de juro da Zona Euro em 25 pontos base, segundo vários economistas contactados pelo Canal de Negócios, o que já não acontece desde Abril de 1999.
O BCE vai reunir amanhã para decidir sobre a evolução da taxa de juro, depois de ter mantido a taxa de referência inalterada desde o início de 2001, enquanto que a Reserva Federal norte-americana já diminuiu, no mesmo período, três vezes o preço do dinheiro, com o objectivo de inverter o abrandamento registado na maior economia do mundo.
Luis Rosa, chefe de Departamento da Caixa Geral de Depósitos (CGD) referiu que «há condições para que o BCE baixe as taxas de juro em 25 pontos», tendo em conta «o valor da inflação pode ficar um pouco acima do limite de 2%, mas vai aproximar-se deste valor. Não existem riscos de inflação descontrolada».
O membro conselheiro alemão Klaus-Dieter Kuehbacher defende que a entidade que superintende a política monetária da Zona Euro, não deve descer a taxa de juro amanhã, porque isso implicará um aumento da inflação.
O ano de 2000 foi caracterizado por um aumento do preço do petróleo, do qual as economias ocidentais estão muito dependentes, e por uma desvalorização da moeda europeias. Estes dois factores contribuíram para o crescimento da inflação, que foi combatida pelo organismo liderado por Wim Duisenberg com sete aumentos na taxa de juro.
Uma taxa de inflação superior a 2%, limite superior imposto aos países pertencentes à Zona Euro, pelo nono mês consecutivo continua a ser motivo de preocupação, para os responsáveis do BCE.
Numa sondagem realizada pelo Canal de Negócios, cerca de 63% dos leitores também acreditam numa das taxas de juro amanhã.
A taxa de juro na Zona Euro situa-se nos 4,75% enquanto nos Estados Unidos esta cifra-se nos 5%.