Notícia
Estado admite comprar helicópteros com 35 anos para combater incêndios
O concurso foi lançado em dezembro e determina que os helicópteros a adquirir possam ter até 35 anos de idade. A notícia é do Expresso e os especialistas ouvidos pelo jornal temem que o Estado acabe, afinal, a comprar “sucata”.
A Força Aérea Portuguesa lançou um concurso em dezembro para a compra de 12 helicópteros de combate a incêndios. Prevê gastar até 69 milhões de euros e o caderno de encargos admite que, no caso dos helicópteros médios, possam ter até 35 anos. A notícia é do Expresso desta sexta-feira e o jornal ouviu especialistas que temem que o Estado venha, afinal, a comprar "sucata"
Na base da decisão, escreve o Expresso, está o facto de o valor disponível não permitir adquirir veículos novos. No entanto, acrescenta o jornal, militares ouvidos sublinham que não é comum países da UE comprarem helicópteros com mais de 10 ou 12 anos.
Em resposta às questões levantadas pelo Público, o Chefe do Estado-Maior da Força Aérea argumentou que os helicópteros atualmente usados têm uma média de idades de 16 anos e de 44 no caso dos médios.
Outro problema encontrado pelos especialistas citados pelo Expresso tem a ver com o facto de nestes casos, as garantias dadas terem uma duração curta.