Notícia
Especialistas perspectivam recuperação da economia mundial
Os gestores de fundos e analistas de investimentos acreditam que a economia mundial vai inverter a tendência de abrandamento, mas demonstram-se preocupados com a evolução da inflação, revelou uma...
«Os gestores de fundos veêm luz ao fundo do túnel», disse David Bowers, director de estratégia de investimento global da Merrill Lynch, sublinhando que «os gestores de investimentos acreditam que se perspectiva uma recuperação (da economia) global».
Segundo a sondagem, 11% dos gestores de fundos inquiridos estão optimistas quanto ao crescimento da economia, em contraste com os 8% de uma sondagem efectuada no mês de Abril.
De acordo com Bowers, esta subida é significativa, dado que os gestores de fundos referiram estar mais optimistas em relação aos lucros esperados das empresas.
Os mesmos gestores de fundos apresentaram-se, porém, receosos quanto à inflação. Cerca de 55% dos especialistas inquiridos estimam que a inflação global permaneça inalterada ou cresça dentro de um ano.
A maioria dos gestores de fundos esperam que as taxas de juro diminuam. Contudo, cerca de 28% dos especialistas inquiridos pensam que as taxas de juro vão aumentar nos próximos meses, comparado com 14% no mês anterior. No entanto, os gestores de fundos estimam que, mesmo que as taxas de juro aumentem, o seu efeito será compensado pelos resultados positivos das empresas.