Notícia
Espanha pondera pedir ajuda externa para apoiar a banca
Governo espanhol está a preparar pedido de ajuda ao fundo europeu de estabilidade e ao FMI para recapitalizar bancos do país, escreve o "Expansión".

A informação está ser citada pela agência Bloomberg, com base na edição impressa do jornal de negócios "Expansión" que não identifica fontes.
Segundo os cálculos da Autoridade Bancária Europeia (EBA), a banca espanhola precisa de mais 26 mil milhões de euros para atingir o rácio de capital Core Tier 1 de 9% exigido pela autoridade reguladora europeia até Junho de 2012.
Os grandes bancos têm, porém, garantido que não precisarão da ajuda do Estado para o fazer. Só o Santander e o BBVA precisam de 13,56 mil milhões. Ambos prometem ultrapassar esse nível mínimo até Junho de 2012 através da retenção de lucros, vendas de activos e redução do montante de activos ponderados pelo risco nos respectivos balanços.
O FEEF passou recentemente a poder angariar fundos nos mercados para ajudar Estados do euro, não submetidos a programas de ajuda, a recapitalizar os respectivos bancos, na condição de que se tornem seus accionistas.