Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Emissão de dívida foi comprada em 60% por estrangeiros

O ministério das Finanças adianta que 60% dos bilhetes do Tesouro hoje emitidos foram adquiridos por investidores estrangeiros. Portugal vendeu esta manhã mais 1.000 milhões de euros em dívida de curto prazo.

16 de Março de 2011 às 11:25
  • ...
Apesar da descida da procura (de 3,1 vezes para 2,2 vezes), o Ministério das Finanças considera que o resultado representa “uma procura significativa, com presença expressiva de investidores estrangeiros, que tomaram 60% da colocação”.

O juro médio subiu para 4,331%, acima das últimas emissões a prazos semelhantes. No último leilão comparável, a taxa fora de 4,057%.

“A taxa apurada, de 4,33%, reflecte por um lado a evolução recente da [taxa de mercado] Euribor, que desde Janeiro já aumentou em cerca de 40 pontos base, bem como o ambiente de incerteza política gerada internamente”.

O leilão foi promovido horas depois de a agência de notação financeira Moody’s ter reduzido o “rating” da dívida portuguesa de A1 para A3.

O secretário de Estado do Tesouro e das Finanças, Carlos Costa Pina (na foto), disse ontem à agência Lusa que considera “precipitada” a redução da nota da dívida pública portuguesa.

Ver comentários
Saber mais leilão emissão IGCP bilhetes tesouro Alberto Soares dívida Costa Pina Ministério das Finanças
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio