Notícia
Emissão de moeda dedicada a Saramago é hoje apresentada
A Imprensa Nacional - Casa da Moeda (INCM) apresenta esta quarta-feira, na Casa dos Bicos, em Lisboa, uma emissão especial de moedas de ouro, prata, e normais, dedicadas a José Saramago, o falecido Nobel da literatura português.
A emissão especial dedicada ao escritor português integra a colecção "Escritores Europeus", da série "Europa", na qual participam dez países convidados, que evocam os seus escritores, entre os quais o austríaco Stefan Zweig, o irlandês James Joyce, o francês Gustave Flaubert, o espanhol Miguel de Cervantes e o belga Hugo Claus.
A moeda é da autoria do escultor Vítor Santos, vencedor do concurso da XXIII Conferência dos Directores de Casas da Moeda (MDC - Mint Directors Conference), em São Francisco, para a moeda tecnicamente mais avançada do mundo, o prémio mais importante da área a nível mundial.
Segundo o comunicado da INCM, a moeda "apresenta uma imagem estilizada do rosto de José Saramago, bem como uma alusão à distinção feita em 1998 pela Academia Sueca ao escritor português". Em declarações à TSF, o autor revela o segredo que se esconde na imagem do escritor: no cabelo de Saramago é possível ler o nome de alguns livros do Nobel português.
A moeda terá o valor de 2,5 euros, sendo que serão emitidas 2.500 exemplares em ouro, a 930 euros cada, 7.500 em prata a 49,81 euros, e 100.000 normais pelo valor facial das mesmas. As três moedas vão circular normalmente.
Segundo uma fonte na INCM, as moedas da série "Europa" são emissões oficiais em euros que, "embora com uma temática anual comum, cada uma delas é específica do Estado que a emite, e apenas aí tem curso legal".
A apresentação da moeda está marcada para esta quarta-feira, às 18h00, na Casa dos Bicos, em Lisboa, sede da Fundação José Saramago (FJS), com a presença de António Osório, presidente do Conselho de Administração da INCM, e de Pilar del Río, presidente da Fundação, segundo noticiou a Lusa.