Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Economia japonesa contrai pelo terceiro trimestre consecutivo mas surpreende pela positiva

PIB registou uma quebra de 1,3% no segundo trimestre, mas os economistas antecipavam uma contracção mais acentuada, devido aos efeitos do tsunami.

Economia japonesa contrai pelo terceiro trimestre consecutivo mas surpreende pela positiva
15 de Agosto de 2011 às 09:16
  • ...
A economia japonesa está em contracção há três trimestres consecutivos, mas a quebra sofrida no segundo trimestre foi inferior ao esperado pelos economistas.

O produto interno bruto recuou a uma taxa anual de 1,3% no segundo trimestre, quando as estimativas dos economistas ouvidos pela Bloomberg apontavam para uma contracção de 2,5%. Estes dados foram bem receidos nos mercados, com as bolsas asiáticas a começarem a semana em alta, com os índices de Tóquio a ganharem maia de 1%.

A recessão da economia nipónica deve-se aos efeitos do tsunami e terramoto de 11 de Março, mas o Governo está confiante na recuperação da economia. O ministro das Finanças Yoshihiko Noda estimou que o PIB do Japão pode retomar o crescimento positivo já no presente trimestre.

A limitar a contracção no segundo trimestre esteve o investimento público, que subiu 3%, devido aos esforços do governo liderado por Naoto Kan (na foto) na reconstrução do país.

A valorização do iene é agora a maior ameaça à retoma da economia japonesa, sendo que o Noda repetiu que o Governo está determinado em travar a escalada da divisa, que ameaça a actividade das empresas exportadoras como a Toyota e a Sony.

Ver comentários
Saber mais Japão Ásia PIB
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio