Notícia
Economia dos Estados Unidos cresceu 3,9% no terceiro trimestre
O PIB da maior economia do mundo avançou 3,9% no terceiro trimestre, superando a primeira estimativa e também as projecções dos analistas, que antecipavam uma subida de 3,3%. O consumo privado e o investimento das empresas suportaram este crescimento.
A economia norte-americana cresceu mais do que o previsto no terceiro trimestre deste ano, devido ao crescimento do consumo privado e do investimento das empresas.
O produto interno bruto (PIB) avançou 3,9%, no terceiro trimestre, em relação ao mesmo período do ano passado, de acordo com a segunda estimativa do Departamento do Comércio norte-americano, divulgada esta terça-feira. A primeira leitura apontava para uma subida de 3,5%.
Os economistas consultados pela Bloomberg antecipavam um avanço de 3,3%, pelo que o resultado foi mais positivo do que era esperado. No segundo trimestre, a economia norte-americana já tinha registado um crescimento de 4,6%.
"A economia dos Estados Unidos tem-se afirmado, claramente, como a maior economia do mundo", referiu, em declarações à Bloomberg, Ward McCarthy, economista-chefe do Jefferies. "Estou bastante optimista que a economia está a ir bem e que vai continuar assim".