Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Economia espanhola cresceu 3,3% no terceiro trimestre comparando com 2023

O Banco de Espanha melhorou na semana passada em três décimas as previsões de crescimento da economia do país para 2024 e 2025, estimando agora aumentos do PIB de 3,1% e 2,5%, respetivamente.

DR
23 de Dezembro de 2024 às 09:09
  • ...

A economia de Espanha cresceu 0,8% entre julho e setembro comparando com o trimestre anterior e 3,3% em relação ao mesmo período de 2023, divulgou esta segunda-feira o Instituto Nacional de Estatística espanhol (INE).

No segundo trimestre do ano (abril a junho), o Produto Interno Bruto (PIB) tinha crescido também 0,8% em cadeia e 3,2% em termos homólogos.

O INE confirmou assim as previsões que já tinha feito anteriormente para a economia de Espanha no terceiro trimestre do ano.

Segundo o instituto, o crescimento do PIB nos meses do verão em Espanha baseou-se no consumo interno, que contribuiu com 2,8 pontos para o avanço da economia naquele período.

O consumo das famílias aumentou 1,2% e o da administração pública cresceu 2,5%, revelou o INE.

O Banco de Espanha melhorou na semana passada em três décimas as previsões de crescimento da economia do país para 2024 e 2025, estimando agora aumentos do PIB de 3,1% e 2,5%, respetivamente.

A melhoria das previsões do Banco de Espanha - em linha com o que têm feito o próprio governo espanhol e entidades internacionais - deve-se ao bom desempenho da atividade na segunda metade deste ano, em especial, o consumo privado e público.

O banco central espanhol destacou em 17 de dezembro, num relatório com as novas estimativas, que o crescimento do PIB em 2024 e 2025 sustentar-se-á essencialmente na procura interna e, sobretudo, no consumo privado, devido à evolução positiva do rendimento disponível, do mercado laboral, da confiança das famílias e do esperado aumento da população.

O investimento, que continua a ser a componente da procura interna mais frágil, aumentará também o contributo para o crescimento do PIB espanhol nos próximos trimestres, impulsionado pela execução de fundos europeus e por melhores condições de financiamento (crédito), segundo o Banco de Espanha.

Também a Comissão Europeia (CE) melhorou no mês passado as perspetivas para o PIB de Espanha.

A CE prevê agora que Espanha cresça 3% em 2024 (mais cinco décimas do que os 2,5% que o PIB aumentou em 2023).

Para 2025, Bruxelas prevê que o PIB de Espanha cresça 2,3%, que a inflação seja 2,2%, que a taxa de desemprego caia para 11% e que o défice público diminua para 2,6% do PIB.

As estimativas de crescimento para Espanha são superiores às previsões para o conjunto da economia europeia.

A Comissão Europeia prevê um crescimento do PIB da zona euro de 0,8% este ano e de 1,3% em 2025.

Relativamente ao conjunto dos 27 Estados-membros União Europeia (UE), o PIB comunitário deve acelerar 0,9% este ano e 2,5% em 2025, segundo as estimativas mais recentes de Bruxelas.

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio