Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Custos do trabalho em Portugal têm maior queda em mais de três anos

Número de horas efectivamente trabalhadas aumentou mais do que os custos médios do trabalho, o que levou a uma diminuição dos custos do trabalho no segundo trimestre de 2011.

Custos do trabalho em Portugal têm maior queda em mais de três anos
12 de Agosto de 2011 às 12:22
  • 2
  • ...
Os custos do trabalho em Portugal desceram 0,6% no segundo trimestre de 2011, em termos homólogos. O aumento do número de horas trabalhadas compensou o incremento dos custos médios do trabalho, o que penalizou o índice.

Desde, pelo menos, o primeiro trimestre de 2008, que o índice de Custo do Trabalho corrigido nos dias úteis, excluindo a Administração Pública, não descia tanto. Em 16 trimestres, só houve quedas homólogas em três deles. E, no período, o maior deslize tinha sido de 0,4%, no terceiro trimestre de 2010, de acordo com os dados do Instituto Nacional de Estatísticas.

A descida de 0,6% do índice do Custo do Trabalho compara com o avanço de 0,8% nos primeiros três meses do ano.

A justificar a variação negativa está o aumento de 1,7% do número de horas efectivamente trabalhadas, que superou o incremento de 1% dos custos médios do trabalho.

Em termos de regiões do país, o Centro foi a região em que mais caíram os custos do trabalho, cerca de 4,5%, segundo o INE. Alentejo, Algarve e Madeira também registaram perdas neste índice, ao passo que Lisboa, Norte e os Açores verificaram uma subida nos custos do trabalho.

O índice referido é um "indicador que mede a evolução do custo médio do trabalho por hora efectivamente trabalhada (custo médio horário)", explica a autoridade das estatísticas nacionais.

Ver comentários
Saber mais Índice de custos do trabalho Instituto Nacional de Estatísticas INE
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio