Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Custo financeiro é o principal factor para reduzir consumo de energia

Apesar dos consumidores europeus estarem preocupados com o ambiente, o custo financeiro da energia continua ser um factor ainda mais importante quando se trata de gerir o consumo, segundo um estudo da LogicaCMG que revela que os portugueses são os mais pr

29 de Maio de 2006 às 12:26
  • ...

Apesar dos consumidores europeus estarem preocupados com o ambiente, o custo financeiro da energia continua ser um factor ainda mais importante quando se trata de gerir o consumo, segundo um estudo da LogicaCMG que revela que os portugueses são os mais preocupados com os efeitos ambientais e os mais activos na adopção de medidas directas para reduzir o consumo da energia em casa.

O estudo da LogicaCMG, que examina as atitudes e comportamentos dos consumidores perante o consumo da energia, abrangeu um total de 5.010 adultos no Reino Unido, na Holanda, Espanha e em Portugal.

Este estudo, revelado no Dia Nacional da Energia, demonstrou que «a ameaça de preços de energia mais elevados é o principal factor para influenciar as pessoas no sentido de tomarem medidas concretas para reduzir a quantidade de energia que consomem em casa».

«Em geral, uma combinação entre custos financeiros, preocupações ambientais e melhor informação – possibilitada pela tecnologia certa – conduziriam a uma mudança nos comportamentos de energia dos consumidores», segundo a LogicaCMG.

Os portugueses, a par dos espanhóis, revelaram ser os mais preocupados com a alteração do clima (94% e 85%, respectivamente), sendo que 80% do total dos inquiridos revelaram que estar muito preocupados com essa problemática.

No caso dos preços de energia continuarem a aumentar, «menos de metade (44%) das pessoas nos quatro países europeus continuaria a consumir energia aos níveis actuais», sendo que para reduzir a quantidade de energia consumida, «um número significativo dos inquiridos respondeu que iria tomar mais medidas no dia-a-dia para poupar energia, tal como desligar luzes e aparelhos e baixar o aquecimento».

Se os preços da energia duplicassem, «78% dos inquiridos afirmaram que iriam mudar os seus comportamentos quando se trata de conservar a energia em casa».

Os resultados do estudo da LogicaCMG surgem no mesmo dia em O Barómetro Marktest para DN e TSF revela que os aumentos no preço dos combustíveis acabaram por não ter efeitos positivos nos hábitos dos portugueses, pois 34% dos entrevistados afirma não ter reduzido o consumo de gasolina ou gasóleo nos últimos seis meses.

Pelo contrário, 30% dos inquiridos admitiu ter aumentado o consumo de combustíveis e apenas 19% disse que o reduziu.

Contadores inteligentes

O estudo da LogicaCMG revela que 52% das pessoas inquiridas tem «pouca consciência dos valores que costuma gastar em electricidade ou gás para a utilização de electrodomésticos, por exemplo, ao ouvir música ou ver televisão», o que revela que os consumidores necessitam de «muito mais informação para poderem compreender e gerir melhor o consumo de energia doméstico».

Quase 70% dos inquiridos respondeu que mudaria os seus hábitos de consumo se tivesse em casa «um pequeno ecrã que lhes indicasse a quantidade de energia que estavam a usar em qualquer momento específico», os chamados contadores inteligentes.

A maior parte dos inquiridos não tinha ouvido falar em contadores inteligentes, sendo que os britânicos e os portugueses foram os que revelaram estar mais a par deste sistema.

«Depois de lhes ter sido explicada a ideia de um contador inteligente», os portugueses revelaram ser os mais entusiasmados com a ideia de possuir um contador inteligente em casa, com 86% a dizerem que sim.

Outras Notícias
Publicidade
C•Studio