Notícia
Crescimento dos empréstimos para consumo aceleram em Julho
Os empréstimos concedidos aos particulares aumentaram em Julho, refere o banco de Portugal nos Indicadores de Conjuntura hoje anunciados, sublinhando que esta evolução esteve associada ao aumento “significativo” dos empréstimos para consumo.
Os empréstimos concedidos aos particulares aumentaram em Julho, refere o banco de Portugal nos Indicadores de Conjuntura hoje anunciados, sublinhando que esta evolução esteve associada ao aumento "significativo" dos empréstimos para consumo, em 9,9%.
Segundo a mesma fonte, os empréstimos bancários concedidos ao sector não monetário (excluindo administrações públicas) registaram uma taxa de variação anual de 8,9%, o que representou um aumento de 0,2 pontos percentuais face ao mês anterior.
Esta evolução "reflectiu a aceleração registada pelos empréstimos concedidos ao sector privado não financeiro (cuja taxa de variação aumentou de 8,6% em Junho, para 8,8% em Julho), uma vez que a taxa de variação dos empréstimos concedidos a instituições financeiras não monetárias diminuiu 0,6 pontos percentuais (de 10,9 para 10,3%)", explica o banco.
A ligeira aceleração registada pelos empréstimos concedidos ao sector privado não financeiro "reflectiu essencialmente o comportamento evidenciado pelos empréstimos concedidos a particulares". A taxa de variação dos empréstimos a particulares aumentou 0,5 pontos percentuais no mesmo período, passando a situar-se em 10,5 %.
Já a taxa de variação anual dos empréstimos concedidos a sociedades não financeiras diminuiu ligeiramente, de 6,7 5, em Junho, para 6,6%, em Julho.
Empréstimos para habitação em tendência descendente
A mesma fonte sublinha que a evolução dos empréstimos a particulares esteve associada ao aumento significativo dos empréstimos para consumo e outros fins (cuja taxa de variação aumentou de 6,8 para 9,9 %).
Por sua vez, a taxa de variação dos empréstimos para aquisição de habitação diminuiu ligeiramente (de 10,8 para 10,6 %), em linha com a tendência observada ao longo dos últimos meses.