Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Crescimento da Zona Euro cai para 1,25% este ano segundo OCDE

A economia da Zona Euro tem abrandado desde meados de 2004 mas deverá recuperar em 2006, afirma a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) no relatório com as previsões da Primavera, que apontam para uma subida de 1,25% do PIB este a

24 de Maio de 2005 às 10:00
  • ...

A economia da Zona Euro tem abrandado desde meados de 2004 mas deverá recuperar em 2006, afirma a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) no relatório com as previsões da Primavera, que apontam para uma subida de 1,25% do PIB este ano contra 2% o ano passado.

Segundo a mesma fonte, o Produto Interno Bruto (PIB) da Zona Euro deverá abrandar de 2%, em 2004, para 1,25% este ano, antes de recuperar para cerca de 2% em 2006. A procura interna «será o principal motor de crescimento, juntamente com uma melhoria no investimento das empresas e no consumo». O diferencial de crescimento face ao seu potencial vai «permanecer negativo e a taxa de desemprego em cerca de 8,5% mas deverá cair ligeiramente em 2006»

«Quando o impacto da subida dos preços do petróleo deixar de se sentir, a inflação deverá cair para 1,25%», explica a OCDE acrescentando que «um outro aumento no valor do petróleo ou uma maior apreciação do euro poderá prejudicar ainda mais a recuperação».

A mesma fonte explica que «um abrandamento no comércio a nível mundial desde meados de 2004 juntamente com as perdas consecutivas no mercado accionista e com a apreciação do euro desde 2002, levou a que as exportações abrandassem de forma significativa». Os investimentos começaram finalmente a recuperar em 2004 mas, segundo inquéritos a empresários, deverão ter abrandado recentemente uma vez que o sentimento tem sido afectado pela subida do preço do petróleo e pela forte taxa de câmbio.

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio