Notícia
Crescimento dos preços em Portugal estabilizou em março
A subida dos preços no consumidor, iniciada no arranque do ano, terá estabilizado em março, segundo a estimativa rápida do INE.
A subida dos preços em Portugal terá estabilizado em março, depois da aceleração registada no mês anterior, de acordo com a primeira estimativa revelada esta quarta-feira, 31 de março, pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).
Segundo o INE, o Índice de Preços no Consumidor (IPC) terá crescido 0,5% este mês, face ao mesmo período do ano anterior, a mesma variação homóloga observada em fevereiro.
No que respeita à inflação subjacente, que exclui os preços mais voláteis dos produtos alimentares não processados e da energia, terá desacelerado de 0,7% em fevereiro para 0,2% em março.
Uma parte significativa do crescimento dos preços este mês estará, assim, relacionada com os produtos energéticos, cujos custos aumentaram 2,3% face a março do ano passado, depois da quebra de 3% observada em fevereiro.
Olhando para a evolução em cadeia – ou seja, face ao mês anterior – os preços no consumidor em Portugal subiram 1,4%, após a descida de 0,5% de fevereiro face ao primeiro mês do ano.
Já o Índice Harmonizado de Preços no Consumidor (IHPC), usado pelo Eurostat para fazer a comparação entre os países, terá subido 0,1%, abaixo dos 0,3% do mês anterior.
Os dados definitivos referentes ao IPC do mês de março vão ser publicados pelo INE no próximo dia 13 de abril.