Notícia
Consulados registam pela primeira vez mais de quatro milhões de emigrantes
O número de portugueses inscritos aumentou 101 mil no ano passado, com destaque para o Canadá e o Brasil, escreve esta terça-feira o Correio da Manhã.
Em 2014, o número de portugueses a viver e a trabalhar no estrangeiro aumentou em 101 mil, ultrapassando pela primeira vez a barreira das quatro milhões de pessoas, segundo os registos dos consulados divulgados pelo Observatório da Emigração.
Os dados relativos ao ano passado, noticiados esta terça-feira, 18 de Agosto, pelo Correio da Manhã, mostram que as 27 maiores comunidades espalhadas pelo mundo agregam agora um total de 4.022 milhões de cidadãos com direito a passaporte português.
Este é apenas um indicador referente à emigração, e não um registo de chegadas ou partidas, já que abrange apenas os portugueses que contactaram os consulados no estrangeiro para tratar de documentação, como o cartão de cidadão ou o passaporte.
No ano passado, os maiores aumentos verificaram-se no Canadá (mais 95 mil inscritos, para um total de 246 mil portugueses) e no Brasil, onde estão agora registadas 644 mil pessoas, mais 63 mil do que em 2013. Em sentido inverso, baixou 130 mil na Venezuela e 127 mil em França, que continua a ser o país com mais emigrantes inscritos nos consulados ali existentes, a larga distância dos instalados em cidades brasileiras.
O ex-presidente do Conselho das Comunidades Portuguesas, Carlos Pereira, explicou que esta redução em França, onde há mais de um milhão de inscritos, "resulta, em parte, do uso da tecnologia empregue no cartão de cidadão, que permite eliminar as inscrições simultâneas em vários consulados".