Notícia
Confiança dos investidores alemães cai para mínimo de seis meses
A confiança dos consumidores alemães caiu inesperadamente em Maio para o valor mínimo dos últimos seis meses, juntando-se aos sinais de abrandamento económico, divulgou o instituto ZEW.
A confiança dos consumidores alemães caiu inesperadamente em Maio para o valor mínimo dos últimos seis meses, juntando-se aos sinais de abrandamento económico, divulgou o instituto ZEW.
Segundo a mesma fonte, o índice que mede a confiança dos investidores caiu para 13,9 pontos contra 20,1 pontos em Abril. Os economistas esperavam que tivesse ficado pouco alterado nos 21 pontos.
A taxa de desemprego alemã nos 11,8% está a prejudicar a procura interna e o abrandamento da economia mundial ameaça reduzir o ritmo de crescimento das exportações, que foi o principal impulsionador do crescimento alemão no primeiro trimestre.
Esta queda na confiança dos investidores junta-se a outras evidências de que a economia da Zona Euro está a abrandar. A economia da Zona Euro tem abrandado desde meados de 2004 mas deverá recuperar em 2006, afirmou hoje a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) no relatório com as previsões da Primavera, que apontam para uma subida de 1,25% do PIB este ano contra 2% o ano passado.
Segundo a mesma fonte, o Produto Interno Bruto (PIB) da Zona Euro deverá abrandar de 2%, em 2004, para 1,25% este ano, antes de recuperar para cerca de 2% em 2006.
Hoje foi também divulgado que a economia interna alemã se contraiu no primeiro trimestre deste ano com o desemprego recorde a prejudicar os gastos dos consumidores, divulgou o instituto de estatística Wiesbaden.
A procura interna, que inclui os gastos de consumo e do Governo e o investimento das empresas, encolheu 0,6% face ao quarto trimestre, revelou o instituto acrescentando que, impulsionado por um crescimento de 2,9% das exportações, o Produto Interno Bruto alemão cresceu 1% confirmando as primeiras estimativas divulgadas dia 12 de Maio.