Notícia
Compras japonesas pressionam «yields» das OT dos EUA
As operações de compra de obrigações do tesouro (OT) norte-americano pelo Governo japonês irão resultar numa queda das rentabilidades, ou «yields», à medida que o Japão financia o aumento do défice orçamental e o crescimento económico mantém a sua tendênc
As operações de compra de obrigações do tesouro (OT) norte-americano pelo Governo japonês irão resultar numa queda das rentabilidades, ou «yields», à medida que o Japão financia o aumento do défice orçamental e o crescimento económico mantém a sua tendência de aceleração, afirmaram analistas do banco de investimento Lehman Brothers.
O Governo japonês e alguns investidores privados aumentaram as suas carteiras de obrigações em cerca de 40%, no ano passado, para os 545,2 mil milhões de dólares (434,3 mil milhões de euros), divulgou a Bloomberg, segundo dados do Departamento do Tesouro dos EUA.
As compras pressionaram a ‘yield’ a 10 anos para valores mínimos de 3,92% no mês passado, 0,85% acima do mínimo de 45 anos registado em Junho de 2003, afirmaram os mesmos analistas.
«A queda das ‘yields’ pode ser atribuída às operações de Tóquio», afirmou Jack Malvey, estratega de rendimento fixo do Lehman Brothers.
«As obrigações a 10 anos deveriam estar 0,75 pontos base acima do actual sem as compras dos bancos centrais asiáticos, como o Banco do Japão», acrescentou Malvey.