Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

China retira fixação do yuan ao dólar

As autoridades chinesas anunciaram hoje que a moeda do país, o yuan, vai deixar de ter a sua cotação indexada ao dólar, passando a cotar contra um cabaz de moedas internacionais. A notícia agradou às autoridades norte-americanas, que há muito pediam esta

21 de Julho de 2005 às 12:44
  • ...

As autoridades chinesas anunciaram hoje que a moeda do país, o yuan, vai deixar de ter a sua cotação indexada ao dólar, passando a cotar contra um cabaz de moedas internacionais. A notícia agradou às autoridades norte-americanas, que há muito pediam esta alteração.

Até hoje o Banco Central da China fazia com que o yuan negociasse com um câmbio de 8,3 por dólar, não deixando a moeda cotar livremente, o que era criticado pelos EUA, já que desta forma as exportações chinesas beneficiavam do facto da sua moeda ter um valor mais baixo.

Com esta alteração, anunciada oficialmente pelo Banco Central chinês, o yuan passará a ter o seu valor definido contra um cabaz de moedas que deverá ser composto, segundo os analistas, pelo dólar, o euro, o iene e algumas outras moedas asiáticas.

Com mais flexibilidade, o yuan terá tendência para valorizar contra o dólar, defendem os analistas, o que permitirá à China controlar a inflação, já que haverá uma redução do custo das importações em dólares, caso do petróleo e de outras matérias-primas.

O Banco Central terá também uma maior margem para subir as taxas de juro de forma a abrandar o crescimento da economia chinesa, que avançou 9,5% no primeiro trimestre de 2005.

Outras Notícias
Publicidade
C•Studio