Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

China mais próxima da Organização Mundial de Comércio

A China e os EUA chegaram a acordo, este fim-de-semana, em assuntos divergentes que têm vindo a atrasar a adesão da China à Organização Mundial de Comércio (OMC), segundo noticiaram as principais agências internacionais.

11 de Junho de 2001 às 13:19
  • ...
A China e os Estados Unidos da América (EUA) chegaram a acordo, este fim-de-semana, em assuntos divergentes que tem vindo a atrasar a adesão da China à Organização Mundial de Comércio (OMC), segundo noticiaram as principais agências internacionais.

Ambas as nações «chegaram a consenso» em importantes matérias durante as conversações que se realizaram esta semana em Shangai, comentou o ministro do Negócios chinês, Shi Guangsheng, à agência de notícias Xinhua.

Os EUA informaram, em comunicado, que os dois países chegaram a acordo na «maioria dos assuntos discutidos». Este resultado é uma importante vitória tanto para a China como para os EUA», disse Robert Zoellick, o representante norte-americano nas negociações.

O acordo vai ajujdar países pertencentes à Organização Mundial do Comércio (OMC) a terem um acesso livre à China ainda este ano». A China é o maior país de fora da OMC, com a entrada bloqueada por mais de uma década de entraves à entrada de empresas estrangeiras no mercado chinês.

A resolução das diferenças com os EUA pode levar a China a suavizar a sua posição nas próximas conversações em Geneve, que se iniciam a 28 de Junho deste mês, e espalhar o início de uma ronda de negociações a nível global, sublinham fontes oficiais.

«O acordo é um enorme avanço, pois a maioria das divergência eram entre a China e os EUA», comentou Andy Rothman, um estratega do Crédit Lyonnais em Pequim. Se o acordo se mantiver «podemos ter, num curto espaço de tempo, a China como membro de pleno direito da OMC».

Outras Notícias
Publicidade
C•Studio