Notícia
Chegou o Outono e o desemprego disparou no Algarve
É a região do país com o maior agravamento da taxa de desemprego. Os dados do INE revelam um aumento de 2,7 pontos percentuais no Algarve, que passa para os 12,9%.
Para esta variação não deverá ser alheio o final do Verão. Os dados publicados esta quarta-feira, 10 de Fevereiro, pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) dizem respeito ao período entre Outubro e Dezembro, que coincide com a habitual diminuição da actividade turística.
Embora se agrave face ao trimestre anterior, a taxa de desemprego algarvia cai em comparação com os mesmos meses de 2014, quando estava nos 14,9%.
O Algarve não é a única região onde o desemprego aumentou, mas foi onde esse agravamento foi mais significativo. Outros casos são o Alentejo (mais 1,5 pontos), Centro (0,8 pontos) e Açores (0,5 pontos). Em sentido contrário, no Norte (-0,1), Lisboa (-0,3) há descidas do desemprego e, na Madeira, há uma estagnação.
O inquérito do INE conclui que a taxa de desemprego nacional ficou nos 12,2% no quarto trimestre de 2015, mais 0,3 pontos do que nos três meses anteriores.