Notícia
CEPR aconselha BCE a aumentar limite da inflação e a reduzir juros
O Banco Central Europeu (BCE) deveria aumentar o limite superior da taxa de inflação para impulsionar o nível de confiança dos investidores e dos consumidores na sua política monetária, divulgou a organização de pesquisa do Center for Economic Policy Rese
O Banco Central Europeu (BCE) deveria aumentar o limite superior da taxa de inflação para impulsionar o nível de confiança dos investidores e dos consumidores na sua política monetária, divulgou a organização de pesquisa do Center for Economic Policy Research (CEPR).
O BCE reduziu a principal taxa de juro por sete vezes desde Abril de 2001 até hoje, mesmo quando a inflação excedia os 2%, o limite imposto pela instituição financeira em quase todos os meses desde essa data.
O BCE, que reviu a sua política monetária no ano passado ao ter reduzido os juros com a inflação acima dos 2%, tem vindo a ser pressionado pelos economistas para aumentar o seu limite.
A vontade do banco em ignorar o limite da inflação e a diminuição dos juros poderá impulsionar as expectativas dos investidores em relação à inflação para a Zona Euro, comentou o CEPR.
«Se a inflação acima dos 2% temporariamente é sempre aceitável, então estará de facto acima dos 2% permanentemente», afirmaram economistas no relatório do CEPR.
O relatório do CEPR divulgou ainda que o BCE deveria considerar adoptar um intervalo inflacionista entre os 1% e os 3%. Uma política monetária revista poderia facilitar ao Reino Unido e os 10 países a entrar para a União Europeia em Maio a integrar o euro como moeda nacional.