Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Catroga: o próximo ministro das Finanças?

Eduardo Catroga tem um brilhozinho nos olhos: o brilho de quem aspira a chegar a Ministro das Finanças. Quem lhe adivinha o desejo é Marcelo Rebelo de Sousa.

21 de Janeiro de 2011 às 09:52
  • ...
Marcelo Rebelo de Sousa vê um brilhozinho nos olhos de Eduardo Catroga, o brilho da ambição de chegar a Ministro das Finanças. Na sua coluna semanal no "Sol", lança o repto a Passos Coelho, para que o convide.

O recado é deixado numa nota telegráfica na sua habitual revista da semana no jornal "Sol". Marcelo Rebelo de Sousa começa por elogiar o desempenho de Eduardo Catroga durante uma entrevista à "TVI24", acrescentando que ele apresentou "o brilho no olhar de quem quer ser ministro de Passos Coelho. Só falta o convite formal".

Recorde-se que Eduardo Catroga foi escolhido por Passos Coelho para intermediar as negociações para o Orçamento do Estado, com o Governo. Antigo ministro das Finanças de Cavaco Silva, é um nome que faria a ponte entre o PSD mais tradicionalista do actual Presidente da República e a ala apoiante de Passos Coelho.

Catroga é também um defensor da convocação de eleições legislativas antecipadas ainda antes do Verão. Numa entrevista recente ao jornal "i" considerou que esta será a única forma de reforçar a legitimidade política de um governo, uma vez que o actual já a perdeu.

Ainda as presidenciais vão no adro...
Falta contudo saber quais as circunstâncias que poderão conduzir à marcação de legislativas. José Sócrates tem garantido a sua determinação em levar o mandato até ao fim por mais que as condições económicas e políticas se agudizem. Resta a hipótese de dissolução do Parlamento ou a da demissão do Governo, poderes que estão nas mãos do Presidente da República.

Cavaco Silva, que as sondagens dão como vencedor certo, começou por admitir um cenário de crise política mas, na recta finald a campanha eleitoral voltou a prometer estabilidade política. "Tenho pouco apetite" em usar a "bomba atómica" da dissolução, garantiu quarta-feira à tarde.

De todo o modo, também o CDS-PP já está de postos nas legislativas. Nas orientações políticas que se prepara para entregar, Paulo Portas, o único candidato à liderança do seu partido, promete deixar todos os cargos caso vá para o Governo, adianta hoje o "Expresso".

Ver comentários
Saber mais Eduardo Catroga eleições legislativas Marcelo Rebelo de Sousa PSD Orçamento do Estado
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio