Notícia
Distribuição de produtos alimentares fecha acordo para aumentos salariais de 5%
Trabalhadores de cerca de 300 empresas do setor do comércio de produtos alimentares terão aumentos médios de 5% em 2025. Salário inicial fica acima do salário mínimo nacional.
A Associação dos Distribuidores de Produtos Alimentares (ADIPA), que agrega empresas grossistas e retalhistas do comércio alimentar independente, vai aumentar a remuneração dos trabalhadores do setor, abrangidos pela contratação coletiva, em 5%, em média.
Em comunicado, a ADIPA, associação fundada em 1975, revela que fechou o acordo com o Sindicato dos Trabalhadores do Setor de Serviços (SITESE) tanto sobre a revisão da tabela salarial como das demais cláusulas de expressão pecuniária.
Assim, os trabalhadores dos setores do comércio e distribuição alimentar, tanto grossista como de retalho, abrangidos pelas convenções coletivas - são mais de 12 mil trabalhadores de cerca de 300 empresas - terão aumentos médios de 5% em 2025.
"O aumento agora negociado, à semelhança do que já tinha sido verificado em 2024, contempla um vencimento base de entrada na carreira profissional superior ao valor estabelecido para o salário mínimo nacional", que está nos 870 euros, refere a ADIPA em comunicado.
A associação liderada por João Vieira Lopes, que é também o presidente da CCP, acrescenta, após este acordo, que procura sempre garantir "as condições retributivas adequadas aos colaboradores", mas "que não ponham em causa a sustentabilidade das empresas de um setor maioritariamente constituído por micros, pequenas e médias empresas, independentes".