Notícia
Bruxelas revê em baixa previsões de crescimento económico para 2004
A Comissão Europeia, através do comissário europeu para os assuntos financeiros, Pedro Solbes, adiantou que irá reduzir as expectativas de crescimento económico para o ano de 2004 na Zona Euro. Isto dever-se-á, sobretudo, aos valores moderados que o consu
A Comissão Europeia, através do comissário europeu para os assuntos financeiros, Pedro Solbes, adiantou que irá reduzir as expectativas de crescimento económico para o ano de 2004 na Zona Euro. Isto dever-se-á, sobretudo, aos valores moderados que o consumo vem apresentando.
Segundo declarações de Pedro Solbes, depois de um encontro entre os ministros das Finanças dos 12, haverá «uma possível revisão em baixa de 0,1%, para os 1,7%», aquando da apresentação das previsões económicas na próxima quarta-feira. A Comissão Europeia apresenta as previsões económicas da Primavera no próximo dia 7 de Abril.
As previsões hoje avançadas por Pedro Solbes acabam por ser mais optimistas que as do Banco Central Europeu (BCE), que aponta para um crescimento de 1,6%. Contudo, estas estimativas podem ainda ser revistas em baixa, de acordo com o presidente do BCE, Jean Claude Trichet. Segundo o mesmo, se não se verificar uma aceleração no consumo, que possui um grande peso na economia europeia, o BCE poderá indicar previsões ainda mais baixas.
No ano passado, com o recuo verificado no segundo trimestre, só a maior dinâmica verificada nas exportações, nos gastos públicos e no investimento possibilitaram a recuperação económica. No presente ano, o desemprego elevado, bem como uma redução no consumo, têm influenciado negativamente o índice de confiança do consumidor, que estagnou em Março.
A inflação apresenta também valores indicativos da contracção da economia europeia. A previsão para este indicador é de 1,8% para 2004, valor influenciado pela fraca procura que o mercado vem denotando, bem como pela apreciação do euro face ao dólar em cerca de 12% durante o ano transacto.
A próxima actualização das previsões de crescimento económico da Zona Euro ocorrerá em Junho, sendo que no passado mês essas estimativas apontavam para um crescimento de 1,5%.