Notícia
Brilhante Dias: Casos de Berardo e Vieira “retiram valor à economia”
Em entrevista ao programa Conversa Capital, uma parceria entre o Negócios e a Antena1, o secretário de Estado da Internacionalização assume que casos judiciais como os de Joe Berardo, Luís Filipe Vieira ou Ricardo Salgado "retiram valor à economia". Contudo, Brilhante Dias acredita que não afetam a imagem internacional do país.
"Portugal é um país da União Europeia que respeita o Estado de Direito e, num país que é estável do ponto de vista político, económico e social, a justiça é independente e ataca, no bom sentido da palavra, fenómenos que retiram valor à economia", afirma o secretário de Estado em entrevista à Conversa Capital, um programa feito em parceria entre o Negócios e a Antena 1.
"Tenho que ser sincero, neste momento não sinto isto como um dano", garante.
O antigo porta-voz do PS considera que "Portugal não é um país particularmente visto como um país em que há mais corrupção do que noutros. Isso devo dizer e sublinhar de forma muito acentuada. O fenómeno danifica e causa dano, e disso não devemos ter a mínima dúvida nem a mínima perceção".
Brilhante Dias insiste ser necessário ter "consciência de que a corrupção não é um fenómeno português".
"Eu viajo por este mundo fora e por todos os hemisférios, ele não é bom, nunca é bom, mas à dimensão que nós discutimos, num quadro que é bilateral muitas vezes, e multilateral, Portugal não tem mais nem menos corrupção do que a larga maioria dos países que visito e em que falo da realidade portuguesa", sublinha.