Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Blair perto do terceiro mandato

As sondagens apontam para a vitória do Partido Trabalhista, liderado por Tony Blair, nas eleições do Reino Unido, que decorrem hoje. Contudo, as expectativas apontam para uma descida na maioria detida actualmente pelo partido.

05 de Maio de 2005 às 12:13
  • ...

As sondagens apontam para a vitória do Partido Trabalhista, liderado por Tony Blair, nas eleições do Reino Unido, que decorrem hoje. Contudo, as expectativas apontam para uma descida na maioria detida actualmente pelo partido.

O Partido Trabalhista lidera todas as sondagens desde que a campanha teve início, a 11 de Abril. O jornal «Telegraph» apresentou hoje uma sondagem que dá 37% das intenções de voto dos eleitores ao partido de Tony Blair, contra 32% dos conservadores e 24% dos democratas liberais.

A vitória fará de Blair o segundo primeiro-ministro, depois da Margaret Thatcher, a ganhar pela terceira vez consecutiva as eleições. Um aumento da abstenção pode reduzir a sua maioria parlamentar, tornando mais difícil conseguir aprovar propostas que tenham a oposição de membros do seu partido, incluindo leis anti-terroristas e o plano para o sistema de pensões.

A sondagem divulgada ontem pelo «Times», na véspera das eleições no Reino Unido, indica que o primeiro-ministro trabalhista prepara-se para renovar a sua maioria parlamentar, ainda que com uma vantagem menor do que a actual.

Do total de 646 círculos que compõem o mapa eleitoral do Reino Unido, há quase 100 que foram conquistados nas últimas eleições com uma maioria muito pequena, que em alguns casos, como em Dorset, não passou de 33 votos. A conquista desses lugares «marginais», como a imprensa britânica os tem classificado, foi a maior preocupação dos partidos  no fim da campanha.

Enquanto o Partido Trabalhista de Blair precisa de assegurar esses círculos para manter uma maioria confortável no Parlamento, o Partido Conservador de Michael Howard tem a mesma necessidade, mas para evitar uma derrota humilhante (abaixo de 30%). Já os liberais-democratas, que são dados como favoritos em muitas destas zonas, também precisam destes votos para assegurar os 25% que a maior parte das sondagens lhes têm atribuído, e que, a confirmar-se, será o melhor valor alcançado pelo partido desde 1923. Ao contrário de Portugal e de outros países com sistemas de eleição proporcional, os deputados britânicos são eleitos através de um sistema uninominal.

Explosão em Nova Iorque

Uma explosão detonou hoje no consulado britânico em Nova Iorque por volta das 3h30, hora local. A explosão provocou a destruição de janelas, mas até agora não há notícias de feridos ou danos maiores.

O explosivo foi detonado num vaso de flores. A polícia já procedeu ao fecho da Third Avenue, onde se situa o consulado, e está a investigar o que aconteceu, não havendo até agora mais detalhes. Os automóveis e os caixotes do lixo estão a ser vistoriados pela polícia, para averiguar se existem mais engenhos explosivos.

As testemunhas que estavam no local dizem ter ouvido duas explosões com diferença de segundos. O explosivo «foi detonado num vaso de flores de cimento» que se encontrava fora do edifício, explicou um porta-voz da polícia de Nova Iorque. «Houve alguns estragos nas janelas da frente mas não há relatos de quaisquer feridos até ao momento», de acordo com a mesma fonte.

Outras Notícias
Publicidade
C•Studio