Notícia
BCE mantém taxa de referência nos 4,75%
O Banco Central Europeu (BCE) decidiu manter inalterada a taxa de referência para refinanciamento na Zona Euro nos 4,75%, tal como era esperado pelos analistas.
O BCE subiu a taxa de juro na...
O BCE subiu a taxa de juro na Zona Euro sete vezes desde 1999, com o objectivo de abrandar o crescimento da taxa de inflação, resultante da subida do preço do petróleo e da desvalorização da moeda europeia face ao dólar. O euro perdeu mais de 25% do seu valor desde o seu lançamento em Janeiro de 1999.
Um aumento da taxa de juro na Zona Euro não se justificaria nesta altura uma vez «que o aumento da taxa de inflação (deverá) começar a cair a partir dos primeiros meses de 2001, aproximando-se dos 2% pretendidos pelo BCE, visto que parece que o preço do petróleo está controlado e o euro começa a recuperar face ao dólar», explicou Luís Rosa, director do gabinete de estudos económicos da Caixa Geral de Depósitos, ao Canal de Negócios.
O BCE poderá, no entanto, até ao final deste ano alterar a taxa de referência « para sinalizar que o banco central está contra aumentos salariais na Zona Euro», segundo a mesma fonte.