Notícia
BCE corta juros na Zona Euro para 2,75% (act)
O Banco Central Europeu (BCE) cortou hoje as taxas de juros em 50 pontos base para 2,75% na Zona Euro, devido a sinais de abrandamento nos 12 países que utilizam o euro, acompanhando a desaceleração nas pressões inflacionistas.
Este é o primeiro corte de taxas de juro efectuado pelo BCE este ano e irá reduzir a diferença nas taxas de juro na Zona Euro e Estados Unidos para 1,5 pontos percentuais.
As expectativas dos analistas e as últimas declarações de responsáveis da autoridade monetária europeia sugeriam que o preço do dinheiro na Zona Euro iria descer, pelo menos, 0,25 pontos percentuais para 3%.
O Banco de Inglaterra decidiu manter inalterada a sua principal taxa de juro nos 4% pelo décimo terceiro mês consecutivo, devido ao aumento do consumo privado que tem impedido a segunda maior economia europeia de sofrer de uma abrandamento.
Dos 30 economistas contactados pela agência Bloomberg, 22 esperavam um corte de 50 pontos base, cinco aguardam uma redução de 0,25 pontos percentuais e os restantes não esperam alteração.
A Comissão Europeia acentuou ontem as pressões no BCE para baixar os juros, ao prever que a economia dos 12 países do euro poderá contrair-se no primeiro trimestre de 2003, o que, a confirmar-se, acontecerá pela primeira vez em 10 anos.
Segundo a Comissão Europeia o Produto Interno Bruto (PIB) da Zona Euro vai oscilar entre uma subida de 0,2% e uma queda de 0,2%.
A par da perspectiva de abrandamento económico, as pressões inflacionistas na Zona Euro estão a diminuir, dizem os analistas.